Tumores Cerebrais | Informações
Tumores de Glomus Jugular: o que você precisa saber

Tumores de Glomus Jugular
-Os tumores de glomus jugular são tumores bastante vascularizados, raros, de crescimento lento e surgem no forame jugular do osso temporal (localizado na base do crânio, no topo da veia jugular)
-Os tumores de glomus jugular ocorrem predominantemente em mulheres na quinta e sexta décadas de vida.
-Eles são a forma mais comum de tumor glômico. Os tumores glômicos, em geral, contribuem para apenas 0,6% das neoplasias de cabeça e pescoço e apresentam metástases em aproximadamente 4% dos casos.
-Eles estão incluídos em um grupo de tumores referidos como paragangliomas, que ocorrem em vários locais e incluem tumores do corpo carotídeo, glomus vagale e glômico timpânico.
Sinais e Sintomas
-Freqüentemente envolvem os nervos cranianos inferiores, levando a sintomas.
-Os paciente com esses tumores podem desenvolver a síndrome do forame jugular, ou paresia dos nervos cranianos IX a XI.
-Os sintomas mais comuns são perda auditiva condutiva e zumbido pulsátil. Outros sinais e sintomas auditivos são plenitude auricular, otorréia, hemorragia, sopro e a presença de massa na orelha média. Dor de ouvido significativa é incomum. O envolvimento do ouvido interno pode levar a vertigens e perda auditiva neurossensorial.
-Devido ao início lento dos sintomas, esses tumores geralmente passam despercebidos, e isso pode levar a atraso no diagnóstico.
Tratamento
A escolha do melhor tratamento para esses tumores depende de muitos fatores, como tamanho do tumor, localização, sintomas, idade e condição clínica do paciente. Entre as modalidades de tratamento, há ressecção cirúrgica, embolização, radioterapia e radiocirurgia estereotáxica.
Procure sempre um especialista
Fonte: www.aans.org e www.medscape.org